Sobre os cursos da FEA

"A FEA não é uma escola convencional. Ela ensina que a música está dentro de cada um".
Toninho Camargos: músico, poeta e ex-aluno da FEA.

"Popular ou Erudito? O que existe é música. A FEA oferece a oportunidade de ser um músico melhor, mais capacitado para atuar em qualquer área".
Berenice Menegale – pianista e Diretora executiva da FEA

"A FEA consegue atender às demandas específicas e às necessidades individuais de cada aluno."
Sérgio Rodrigo: ex-aluno da FEA, compositor e professor de musicalização

Cursos livres de música

Situada em Belo Horizonte (MG) a Fundação de Educação Artística oferece, há 54 anos, formação musical para crianças, jovens e adultos em Cursos Livres - cursos que não têm qualquer vinculação com programas e instituições oficiais, em formatos e horários variados. É uma alternativa para o aprendizado da música, dirigida a todas as idades e aos mais diversos objetivos individuais, baseada em permanente atualização. Com ensino dinâmico e flexível, sem caráter seletivo, a FEA oferece a cada um a oportunidade de viver experiências decisivas no campo da música, em níveis básicos, médios e de aperfeiçoamento. Além dos cursos organizados por semestre, a FEA oferece cursos intensivos de curta duração.

O que a FEA oferece a você em 2018

A partir dos 4 anos as crianças são recebidas para fazer música, produzindo sons e ritmos de variadas fontes sonoras, com ênfase na voz, expandindo sua alegria com muitos cantos e jogos. A partir dos 5 anos o aprendizado de instrumentos é experimental e em grupo, para que a vivência possa ser livre e prazerosa, e para que se comece, a partir dos 8/9 anos, a observação das tendências individuais. Os pré-adolescentes e adolescentes escolhem seu instrumento em grupo, participam de conjuntos instrumentais e vocais, têm à sua disposição grupos de musicalização e criação. A partir dos 17/18 anos a musicalização parte do nível de experiência do aluno e, a partir do 3º semestre, se dá em dois percursos opcionais: o funcional e o progressivo, conforme os objetivos individuais. Os adultos participam das mesmas aulas e atividades que os jovens, no percurso escolhido. a todos são oferecidas atividades e aulas optativas. Cursos intensivos e master classes são oferecidos em nível de aperfeiçoamento. A FEA promove uma intensa programação cultural, aberta aos alunos, suas famílias, e ao público em geral.

Inscrições sempre abertas!

Como fazer sua inscrição para os cursos regulares?

Os interessados, a partir dos 17 anos, devem preencher formulário de inscrição disponível na Secretaria ou solicitado por e-mail. A seguir, será agendada uma entrevista nos últimos três dias de janeiro. De 4 a 16 anos a inscrição é feita pelo responsável ou com sua autorização.

Quando e como é feita a matricula?

A partir da definição dos horários e dos demais compromissos, a matrícula se faz com o preenchimento da ficha própria, fornecimento de foto 3X4 e o pagamento da primeira mensalidade.

Entrevistas

Última semana de janeiro.

Início das aulas

a) Veteranos - 5 de fevereiro
b) Novatos - 19 de fevereiro

Equipe pedagógica (professores e colaboradores)

Formação Musical de Crianças e Adolescentes

Iniciação Musical, Musicalização, Côro, Flauta doce
Edla Lobão Lacerda, Kristoff Silva, Lina Márcia C. P. Moreira, Lúcia Campos, Marta Milagres, Rafael Macedo, Maria da Conceição Nicolau

Formação Musical de Jovens e Adultos

Musicalização, Apreciação, Criação, Estruturação Musical
Rubner Abreu Jr., Daniel Augusto, Kristoff Silva, Marcelo Chiaretti, Maria do Carmo Campara, Rafael Macedo, Rafael Pimenta

Formação Vocal

A formação vocal tanto pode ser dirigida ao Canto (popular ou erudito) quanto aos interessados nos diferentes usos da fala profissional: atores, professores, locutores, contadores de histórias, aos comunicadores em geral.

Eladio Pérez-González, Valéria Costa Val
Côro: Maria do Carmo Câmara, Daniel Augusto

Formação Instrumental

Para as crianças, o aprendizado experimental de instrumentos pode ter início aos 5 anos. O primeiro instrumento será a flauta doce (prioritária, mas não obrigartoriamente) e, posteriormente, a escolha do instrumento é feita pela criança, com apoio da professora de Musicalização e dos pais. Em alguns casos a Fundação poderá emprestar ao aluno um instrumento, temporariamente. A alunos jovens e adultos a FEA oferece aulas de instrumentos de sopro, arcos, cordas dedilhadas, percussão, piano, instrumentos elétricos. O início das aulas poderá depender de algumas condições específicas exigidas para cada instrumento em particular.

Violão
Gleidson Araújo, Agostinho Paolucci, Daniel Córdova

Percussão e bateria
Aluizio Brant, Wesley Moura

Violino e Viola
Aureliano Araújo, Sara Hosana

Violoncelo
Antonio Pompeu Viola, Jayaram Nicodemo

Contrabaixo
Hector Espinosa Nuñes

Piano
Daniel Augusto, Lina Márcia Campos P. Moreira, Maria Cristina Guimarães, Sandra Elias Grabe

Flauta doce
Marta Milagres

Flauta Transversal
Alberto Sampaio

Clarineta
Jovany Gomes

Saxofone
Hector Espinosa Nuñes

POPULAR? ERUDITO?

O objetivo primordial da FEA é oferecer ensino de excelente nível quanto ao conteúdo e à didática. O diferencial dos dois percursos da Musicalização - Funcional e Progressivo - diz respeito ao nível de exigência das disciplinas de cada percurso e aos objetivos que o aluno tem. O Funcional é caracterizado por mais amplitude do que aprofundamento. O Progressivo se distingue pelo caráter profissionalizante; pretende-se formar o bom músico que poderá dedicar-se à música erudita, à música popular, ou a ambas.

CRIAÇÃO / COMPOSIÇÃO

Oficinas de criação e orientação para a composição são opções para cursos complementares ou principais.

Rua Gonçalves Dias, 320
CEP: 30140-090 Belo Horizonte - MG
(31) 3226 6866 - contato@feabh.org.br

Curta nossa página no Facebook
Ver no mapa