Cacá Campara

Maria do Carmo Souza Campara (Cacá Campara) é especialista em Educação Musical pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Foi professora das disciplinas Técnicas em Direção Coral, Princípios de Regência Coral e Técnica Vocal no Curso de Especialização em Educação Musical da Escola de Música da UFMG, no período de 1996 a 2009. Ainda nessa escola, foi professora nas disciplinas Canto Coral e Percepção Musical, de 1978 a 2002, e também sua vice-diretora no período de 1998 a 2002. Foi professora do curso de Artes Cênicas da UFMG, de 1998 a 2002, na disciplina Educação Vocal.

Na Fundação de Educação Artística, foi professora de Iniciação à Regência no Curso de Formação Profissionalizante, de janeiro de 2007 a dezembro de 2008 e, na Fundação, continua ministrando a disciplina de Musicalização e regendo o Coral de Alunos.

Regente do Coral do Instituto Cultural Newton Paiva Ferreira no período de 1977 a 1994, gravou dois álbuns de músicas corais nacionais, folclóricas e internacionais. Possui prêmios em concursos nacionais como Regente de coral e foi professora-convidada da Funarte para ministrar Cursos de Regência Coral em vários estados brasileiros. Foi também Regente assistente do Coral Lírico do Palácio das Artes, de junho a dezembro de 2009. Além disso, foi professora do Curso de Extensão em Música (CEM) da Escola de Música da UFMG, na disciplina Apreciação e Percepção Musical. Como Regente do Coral da Regap (Refinaria Gabriel Passos – Petrobrás), de abril de 2005 a dezembro de 2018, apresentou-se em diversos eventos pelo Brasil, em encontros de corais em Belo Horizonte e nas comunidades do entorno da Refinaria Gabriel Passos. É Preparadora e Regente do Coral de Vozes em Papagaios-MG desde agosto de 2019.