Valéria Val

Com iniciação musical na infância, através de aulas de piano, na adolescência passou a frequentar os cursos da Fundação de Educação Artística, onde realizou os estudos básicos entre 1968 e 1972. Depois, interrompeu o contato com a música por, aproximadamente, uma década, retornando nos anos 80.

Nessa nova etapa, assumiu a voz como seu instrumento e direcionou esforços para a consolidação de uma carreira profissional. A construção de um trabalho vocal consistente se deu sob a orientação de Eladio Pérez-González. Posteriormente, tornou-se assistente de Eladio na condução das turmas de Formação Vocal da Fundação e, a partir dessa experiência, expandiu sua atuação pedagógica a outras escolas de Belo Horizonte.

Em sua atuação artística, realizou apresentações cantando solo ou em grupo, e escreveu letras para melodias do compositor e contrabaixista Ezequiel Lima, gravadas no álbum Outra História (Ezequiel Lima – 2000) e no CD De nossas Histórias (Valeria Val – 2011). Além das parcerias com Ezequiel, gravou canções dos mineiros Marilton Borges, Juarez Moreira e Toninho Horta.