Pular para o conteúdo

Educação

TEORIA E PRÁTICA MUSICAL

Venha Aprender Música com a Gente

Cursos e oficinas para todas as idades. Novas turmas a partir de fevereiro de 2024

A Fundação de Educação Artística tem o objetivo de promover a educação e inclusão por meio do ensino musical. Nossos cursos são ministrados por professores especializados e comprometidos com a formação de crianças, adolescentes e adultos, que podem escolher em qual área da música desejam atuar.

Cursos e práticas musicais

Oferecemos diversos cursos de prática instrumental, vocal e composição, que são ofertados a preços populares ou por meio de bolsa. Veja abaixo qual curso melhor se encaixa nas suas necessidades e faça sua inscrição.

Dúvidas?

Mande sua mensagem e tire suas dúvidas sobre os nossos cursos pelos seguintes canais de atendimento: (31) 3226-6866 ou contato@feabh.org.br

APRENDIZAGEM


Curso de Formação Musical e Instrumental da FEA

Com objetivo de contribuir de maneira ampla para a formação musical, os alunos frequentam aulas de instrumento e música, além de participarem de uma série de atividades ao longo do ano, como oficinas, ensaios, concertos e encontros com artistas, mestres e mestras de diferentes mundos da música.

Público

Jovens e jovens adultos
(a partir de 14 anos)

Dia/hora

Segundas e quartas, tardes ou noites.

Inscrições em breve

O curso de Formação Musical e Instrumental tem duração de 3 anos.

Curso de Iniciação Musical e Instrumental

Iniciação da formação musical com práticas coletivas e de instrumentos.

Público

Adultos
(18+ anos)

Dia/hora

Sábados, das 9h30 às 12h20.

Inscrições abertas

O curso de Iniciação Musical e Instrumental tem duração de 6 meses.

Oficinas de Música

Promove o ensino e aprendizagem de música a partir da iniciação aos instrumentos e atividades musicais coletivas que valorizam a experiência sonora, a imaginação e a criatividade.

Público

Crianças e adolescentes
até 14 anos

Dia/hora

Sextas,
9h às 11h ou 14h30 às 16h30.

Inscrições abertas

O curso Oficina de Música tem duração de 6 meses.

Curso de Musicalização Através da Prática Vocal

É uma proposta para o público adulto aprender música de forma lúdica e prazerosa através da prática vocal coletiva.

Público

Adultos
(18+ anos)

Dia/hora

Quartas, 18h às 20h ou
Quintas, 18h às 20h.

Inscrições abertas

O curso Musicalização Através da Prática Vocal tem duração de 2 anos.

Aulas de instrumentos

Estudo e prática de instrumentos: piano, violino, violoncelo, flauta doce, flauta transversal, violão, clarineta, trompete, trombone, vibrafone, saxofone, canto, cavaquinho, contrabaixo, percussão e bateria. Os cursos de Formação e Iniciação incluem aulas e práticas coletivas de instrumentos.

Público

Crianças, jovens
e adultos

Dia/hora

A combinar conforme demanda

Inscrições abertas

A aulas de instrumentos têm duração indeterminada.

CURSOS FEA

ATIVIDADES DE EXTENSÃO


Morada dos Sons

Mini-residências artísticas e pedagógicas oferecidas para estudantes da FEA e também aberta ao publico interessado.

Público

Crianças, jovens
e adultos

Dia/hora

Conforme
programação

Inscrições

A cada nova edição do Morada dos Sons, divulgaremos as datas e conteúdo da residência. Inscreva-se para ser avisado quando a prática estiver disponível.

Oficenas

Artistas e educadores de diferentes universos culturais propõem diálogos com a música, colocando em cena práticas e saberes sonoros das ruas e universidades, das escolas e dos palcos, das cidades e de diferentes comunidades.

Público

Crianças, jovens
e adultos

Dia/hora

Conforme
programação

Inscrições

Em breve realizaremos uma nova edição do curso Oficenas. Inscreva-se para ser avisado quando a prática estiver disponível.

Oficina Sonora

Extensão das atividades de criação, ensino e aprendizagem de música da FEA desenvolvida para o público externo de escolas, centros culturais e outras instituições em diferentes localidades.

Público

A combinar

Dia/hora

A combinar

Inscrições

A FEA oferece o Oficina Sonora com diversas temáticas de acordo com as demandas de cada público ou instituição. Para mais informações, ligue (31) 3226-6866

Semana de Música de Câmara

Evento semestral voltado para o aperfeiçoamento de estudantes de música e difusão da música de câmara. A programação contempla masterclasses de instrumentos com renomados professores brasileiros e estrangeiros, concertos de câmara com participação de alunos, professores e grupos convidados.

Público

Estudantes e profissionais de música de todas as idades

Dia/hora

2024

Inscrições

Em 2024, vamos realizar a 37ª Semana de Música de Câmara. Aguarde.

Metodologia

Música na Roda é o nome dado à maneira de ensinar música na Fundação de Educação Artística. Sempre em busca de novas formas de ensino, a FEA tem um histórico de pesquisa pedagógica e metodológica na educação de crianças, jovens e adultos. Aqui, o aprendizado musical leva em conta a formação humanística e a comunhão entre professores e alunos para ampliar a sensibilidade do estudante. Assista ao vídeo do professor Rubner de Abreu.

Nossos Professores

A FEA conta com uma equipe de professores com vasta experiência e desenvolve uma pedagogia própria no ensino da música

Professor Agostinho Paolucci Neto

Agostinho Paolucci Neto

Violonista e compositor, estudou na FEA e UFMG. Gravou com grupos de destaque em Belo Horizonte como Amaranto, Zé da Guiomar e Quatro na Roda. Se apresenta em grupos de samba de destaque como o Copo Lagoinha, com o qual acompanhou nomes importantes da música brasileira como Nelson Sargento, Nei Lopes, Délcio Carvalho, Mauro Diniz, Monarco e Cristina Buarque. Tem participado ativamente da cena do choro de Belo Horizonte em projetos e grupos como Corta Jaca, Choro Nosso, Choro de Câmara e Orquestra Já te digo.

Professor Alberto Fernandes

Alberto Fernandes

Músico artista, bacharel em contrabaixo pela UFMG e mestre em contrabaixo pela Tel Aviv University. Tocou em grandes orquestras como a Filarmônica de Israel, Sinfônica de Jerusalém, Orquestra Barroca de Jerusalém, entre outras. Também professor ativo e apaixonado pela transmissão de conhecimento e sabedoria, desenvolve projetos de culturalização sociais para crianças, jovens e adultos.

Professora Cacá Campara

Cacá Campara

Professora da UFMG e da FEA e regente. Especialista em Educação Musical pela UFMG, já ministrou cursos de Técnicas em Direção Coral, Princípios de Regência Coral e Técnica Vocal no Curso de Especialização em Educação Musical da Escola de Música da UFMG; Educação Vocal no Curso de Artes Cênicas da UFMG; Iniciação à Regência no Curso de Formação Profissionalizante da FEA. Foi regente assistente do Coral Lírico do Palácio das Artes (2009).

Professor Daniel Christófaro

Daniel Christófaro

Bacharel em violão com mestrado em performance musical pela ESMU-UFMG, instrumentista e professor de violão. Contribuiu com as escolas de música da UFMG, UEMG, CEFART, entre outras escolas públicas e privadas de Minas Gerais. Atua em formações instrumentais diversas, tanto da vertente erudita quanto popular. Leciona atualmente na FEA e participa dos grupos Quarteto Pé na Estrada e Chorare.

Du Macedo

Estudou música na Fundação de Educação Artística (1991/1994 e 2000/2003), onde cursou teoria musical, solfejo, violão erudito, canto coral, apreciação musical e criação, entre outras disciplinas. Licenciado em Educação Musical Escolar pela UEMG, onde apresentou a monografia: “As possibilidades didáticas do Choro no ensino formal”. Professor e coordenador pedagógico em diversos projetos, integrou os grupos Quatro na Roda e Corta Jaca com quem gravou dois álbuns e um DVD, além de gravações com vários artistas mineiros. 

Professor Jayaram Márcio

Jayaram Márcio

Iniciou seus estudos com o violoncelista João Cândido. Realizou todo o curso de música oferecido pelo Centro de Formação Artística (CEFAR) da Fundação Clóvis Salgado. É Bacharel em Música pela UFMG, e Mestre em Ensino das Práticas Musicais pela UNIRIO.

Professor João Machala

João Machala

Trombonista, arranjador e compositor. Mestre em Performance Musical pela UFMG, atualmente realiza o doutorado pela mesma instituição.  Vencedor dos prêmios BDMG Instrumental e Jovem Instrumentista do BDMG, seu trombone está gravado em mais de 60 álbuns de artistas mineiros. Ao longo da carreira já tocou ou gravou com artistas como Edu Lobo, Marcos Valle, Toninho Horta, Leila Pinheiro, Raul de Souza, Gilson Peranzzetta, Juarez Moreira, Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, Orquestra Ouro Preto, entre outros.

Professor Kristoff Silva

Kristoff Silva

Compositor, professor de teoria musical e autor de trilhas para teatro, poesia e dança. Possui três CDs lançados: Deriva (2013), Em Pé No Porto (2007) e A Outra Cidade (este em parceria com Makely Ka e Pablo Castro- 2003), além do DVD Ao Vivo na Casa da Ópera”, com participação de Ná Ozzetti (2008). Recebeu prêmios em importantes concursos no país. Doutorado em Educação Musical (2020), pela Escola de Música da UFMG, com o prêmio de melhor tese da UFMG (2020).

Professora Luísa Mitre

Luísa Mitre

Natural de Belo Horizonte (MG), é pianista e compositora. É bacharel em Música Popular (piano) e mestre em Performance Musical pela UFMG. Desenvolve constante pesquisa sobre a linguagem da música popular brasileira em seu instrumento.  Atua como pianista, arranjadora e compositora, colaborando com diversos artistas em shows e gravações, além de se apresentar com seus projetos na área da música instrumental brasileira como o Duo Mitre e o grupo Toca de Tatu.

Professor Marcelo Chiaretti

Marcelo Chiaretti

Flautista, compositor e educador musical. Tem especial interesse pelo trabalho de criação e de práticas musicais coletivas associado à performance, à pesquisa e à educação musical. Estudou música na FEA e na UFMG, onde formou-se em composição. Possui mestrado em Musicologia pela Université Paris VIII. Atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado sobre modos de escuta e criação nos processos de aprendizagem de música na UFMG, na área de Educação Musical. É coordenador de ensino na Fundação de Educação Artística e responsável pela estruturação do Curso de Formação Musical e Instrumental da FEA.

Professora Maria Bragança

Maria Bragança

Mineira de Itabira, bacharel em saxofone com título de mestre em Música pela Robert Schumann Musik Hochschule Dusseldorf (Alemanha) Estudou com Ivan Roth, cursos com Arno Bomkamp e David Liebmann. Realizou concertos com o pianista Roberto Szidon, Michael Collins, além de tocar com grandes músicos do jazz. Professora da FEA, realiza projetos sociais em Nova Lima (MG). Seu segundo CD Barro-Oco (trilha sonora do filme o poeta de sete faces), conquistou importantes prêmios: melhor instrumentista pelo álbum Duas Marias (2021) e esteve na final do Grande Prêmio do Cinema Brasileiro, pela trilha de Se eu contar você me escuta.

Professora Marta Milagres

Marta Milagres

Atua como professora de flauta doce na FEA desde 1994, ano em que se formou no curso de Flauta Doce da instituição. Realizou diversos cursos de Educação Musical através da flauta doce e participou de apresentações no Conservatório da UFMG, Teatro Francisco Nunes, entre outros, além de organizar recitais semestrais de seus alunos na Sala Sergio Magnani. 

Professor Rafael Macedo

Rafael Macedo

Graduado pela UEMG, é professor da FEA desde 2009. Fez ainda aulas de piano particular com Alice Belém, Júnia Canton e Joana Boechat, antecedidas pelo estudo do violão clássico, com Thiago Nunnes. Nos palcos, teve a alegria de atuar como músico ao lado de nomes como Hermeto Pascoal, UAKTI, Toninho Horta e Gabriel Grossi.

Professor Rubner de Abreu

Rubner de Abreu

Estudou composição com H.J. Koellreutter e Dante Grela. Na Fundação de Educação Artística, é professor de Musicalização, História da Música, Harmonia, Contraponto e Análise. É o idealizador e diretor musical do Oficina Música Viva, grupo de câmara que, desde 2006, vem realizando concertos e divulgando obras de compositores europeus, latino-americanos e Brasileiros dos séculos XX e XXI. Foi
coordenador pedagógico dos programas de formação musical da instituição, e participou diretamente da formação de centenas de artistas mineiros.

Professora Sandra Dutra

Sara Dutra

Licenciada em Música com habilitação em Violino pela UEMG. Atualmente, é professora de Música na FEA, integra o corpo de professores de Música do Colégio Rudolf Steiner de Minas Gerais (Pólen). Como musicista, já atuou como violinista em diversas orquestras, como a Orquestra de Câmara de Ouro Branco e a Orquestra Ouro Preto. Sara participou da gravação do DVD Trio Amaranto e Orquestra de Câmara de Ouro Branco; e integrou a Orquestra Ouro Preto em shows com Alceu Valença, Fernanda Takai, Antônio Nóbrega. Integra o Duo Allento atuando como violinista e cantora em eventos em Belo Horizonte.

Professora Sandra Elias J. Grabe

Sandra Elias J Grabe

Estudou piano com Berenice Menegale no Conservatório de Música da UFMG por seis anos, por meio de quem conheceu a FEA, onde passou a estudar e lecionar. Estudou piano com Eduardo Hazan, Ilan Grabe e Mirta Herrera. Estudou ainda, por muitos anos, Técnica de Alexander com Ilan Grabe. Graduada em arquitetura pela UFMG. É professora da FEA há mais de 30 anos.

Professora Valéria Val

Valéria Val

Construiu as bases de sua formação musical na FEA, onde estudou com Eladio Pérez-González e foi sua assistente no curso de Formação Vocal a partir de 1994. Realizou apresentações como cantora solo e com o quarteto vocal Tom sobre Tom. Gravou o CD De Nossas Histórias (2011), e duas faixas do CD Outra História, de Ezequiel Lima (2000), do qual fez a produção executiva. Na FEA, trabalhou na produção dos quatro Encontros de Compositores latino-americanos. É especialista em Musicologia Histórica Brasileira, EM/UFMG (1991) e desde 2018 é professora da área de Música do Arena da Cultura, da PBH/FMC.

Professor Wesley Moura

Wesley Moura

Professor de bateria e percussão, de Belo Horizonte (MG). Graduado em Música com habilitação em Educação Musical, pela ESMU/UEMG. Atua também como musico e regente da Banda e Bloco Fita Amarela e percussionista da Cia de Dança Andora UFES.