Cursos

Cursos Regulares

Os cursos regulares são organizados por semestre. Os alunos a partir dos 4 anos de idade, até os 16/17 anos, são acolhidos em pequenas turmas de MUSICALIZAÇÃO, organizadas por faixa etária e demanda de horário. A partir dos 18 anos os alunos são admitidos após inscrição e entrevista, e admitidos em turmas de jovens e adultos para a FORMAÇÃO MUSICAL.

Na FORMAÇÃO INSTRUMENTAL e na FORMAÇÃO VOCAL as aulas são individuais ou em grupos reduzidos. O regime de aulas segue o calendário escolar padronizado.

As disciplinas do campo da CRIAÇÃO, IMPROVISAÇÃO, COMPOSIÇÃO são tratadasem oficinas e outras propostas de curta duração, programadas a cada semestre.

Cursos Especiais

Aperfeiçoamento

A Fundação recebe músicos para realizarem aperfeiçoamento instrumental ou vocal em regime individualizado, com orientação de especialistas, a partir de solicitação feita à Direção.

Música De Câmara

Programa semestral de aperfeiçoamento de grupos instrumentais de arcos e piano, prática de orquestra de cordas (Orquestra Experimental) e concertos. Congrega cerca de 100 participantes e é orientado por professores internacionais, além de eminentes músicos locais. Atende a estudantes e profissionais, de Minas Gerais e de outros estados.

Seminários

Programas que abrangem temas diversos, principalmente de interesse dos músicos.  Em 2019, está em curso o de PIANO: O ESTUDO CONSCIENTE, ministrado por Berenice Menegale, um sábado ao mês.

Modulares

Ministrados em duração, intensidade e formatos diversos. Funcionam como complementação de cursos e têm objetivos específicos. Atualmente estão em funcionamento os cursos PREPARATÓRIO PARA UNIVERSIDADES DE MÚSICA e MÚSICA INSTRUMENTAL BRASILEIRA – TEORIA E PRÁTICA.

Grupos

Integrados por alunos e ex-alunos da Fundação, professores e músicos voluntários, os objetivos desses grupos são o treinamento e a ampliação dos repertórios.

Ciclos de Palestras

MÚSICA:ESCUTAR E COMPREENDER, programas em forma de ciclo de palestras, ministradas por especialistas e dedicados ao público leigo.

Depoimentos

Sérgio Rodrigo

A Fundação consegue atender às demandas específicas e às necessidades de cada aluno.

Sérgio Rodrigo / compositor, ex-aluno da Fundação
Mateus Junqueira

O ambiente é acolhedor e proporciona alfabetização musical por meio de cursos práticos, concertos, troca de experiências com diversos profissionais da área, germinando várias oportunidades de aprendizado.

Mateus Junqueira / estudante de piano
Jefferson Assis

Aqui é um lugar onde a música tem vida e preenche todos os espaços. Com sua diversidade, proporciona a interação entre todas as classes sociais e intelectuais.

Jefferson Assis / músico, ex-bolsista da Fundação