Pular para o conteúdo

A canção latino-americana

    O CD A Canção Latino-Americana, do duo de voz e piano formado por Eladio Pérez-González e Berenice Menegale, traz documentada sua intensa e produtiva parceria artística e pessoal. O CD tem 30 faixas de 11 compositores de 11 países com a duração total de 1h e 03 minutos.

    Como conta Berenice Menegale no encarte do CD, a parceria musical entre ela e Eladio começou em 1970, em Ouro Preto, durante o Festival de Inverno da UFMG. Daí à formação de um duo que se tornaria famoso pela qualidade artística, foi apenas o passo mais natural.  A admiração mútua e os trabalhos artísticos logo criaram frutos que marcaram a música contemporânea brasileira e valorizaram a produção musical latino-americana. Os Encontros de Compositores e Intérpretes Latino-Americanos, realizados pela Fundação de Educação Artística em Belo Horizonte, foi um deles. Foram realizadas quatro edições, que reuniram muitas dezenas de compositores  do Brasil e de quase todos os países da região.

    Vinte e oito anos depois de se conhecerem em Ouro Preto, já em 1998, o duo Berenice / Eladio finalmente gravou, na Sala Cecília Meireles, no Rio de Janeiro, a sua interpretação da Canção Latino-Americana.

    Para gravação tão especial, foi chamado o técnico Frank Justo Acker. Na opinião abalizada do Instituto Piano Brasileiro e da própria Berenice Menegale, "Frank não gravava de maneira puramente técnica, mas sim com um ouvido artístico, intuitivo e certeiro”. O resultado é um som tridimensional, como consta do encarte do CD.

    Dedicado ao compositor argentino residente em Belo Horizonte Rufo Herrera, amigo pessoal dos intérpretes e grande incentivador da música latino-americana, o disco ficou inédito até agora e só terá seu lançamento 22 anos após sua gravação. Eladio Pérez-González não chegou a ver o CD finalizado: faleceu no Rio de Janeiro em 13 de agosto último, poucos dias antes do disco ficar pronto.

    Onde comprar?

    Os CDs serão vendidos a R$40,00 e estão disponíveis para compra em dois locais: Secretaria da Fundação de Educação Artística (rua Gonçalves Dias 320, Funcionários, em Belo Horizonte) para vendas presenciais e em dinheiro, ou na Acustic@, no cartão de crédito ou débito, com remessa para todo o país. A Acustic@ fica na rua Fernandes Tourinho 300, Savassi, em BH, e pode ser acessada pelo www.acusticacd.com.br, WhatsApp (31) 99664-1066 e telefone (31) 3281-6720.

    O álbum vem lacrado, em embalagem digipack papel cartão e com encarte de 20 páginas em papel couché.