Pular para o conteúdo

Midiateca versão completa

A Fundação iniciou o processo de digitalização de seus acervos e através desta Midiateca eles serão gradativamente disponibilizados. O objetivo é contribuir para a pesquisa musical, além de possibilitar o acesso a um abrangente material de referência cultural.

Entre os materiais já disponíveis está o Territórios de Invenção e, em breve, será possível disponibilizar o acervo do maestro Sergio Magnani. O material é composto por partituras, fotos, objetos, libretos, gravações, vídeos, artigos, programas, entre outros, e representa uma fonte inestimável de consulta e estudo para a trajetória do músico e da música em Minas Gerais na segunda metade do século XX. Graças ao apoio do Fundo Estadual de Cultura e a parceria do Arquivo Público Mineiro, o legado de Magnani está sendo organizado e acondicionado utilizando-se o software livre ICAAtoM, desenvolvido em consonância com o Conselho Internacional de Arquivos e amplamente adotado por instituições arquivísticas, com o objetivo de difundir e dar acesso aos conjuntos documentais através da web.

Câmara }entre{ câmeras

33ª e 34ª Semanas da Música de Câmara

Podcasts

Série de podcasts sobre música de câmara do 4º Encontro de Compositores e Intérpretes Latino-americanos (2002). Realizada pela Fundação de Educação Artística (Belo Horizonte/MG), esta série conta com o patrocínio do Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais BDMG - Cultural), o apoio educacional da Cemig e o apoio cultural da Redeminas.

Curadores: Berenice Menegale, Cristina Guimarães e Valéria Val
Apresentação: Paulo Sérgio Malheiros dos Santos
Produção: Francisco César e Luiz Castro

Concertos

Serão três concertos cujos repertórios privilegiam a música camerística brasileira, dos séculos XX e XXI, e ainda, celebra os 250 anos de nascimento de Beethoven. Os artistas convidados são Hyu-Kyung Jung (violino), Flavia Motta (viola), Lina Radovanovic (violoncelo) e Ayumi Shigeta (piano), do Quarteto Boulanger; Joanna Bello e Rodrigo Bustamante (violinos), Gerry Varona (viola) e Camilla Ribeiro (violoncelo), do Quarteto Guignard; o duo formado pelo violinista Rommel Fernandes e pelo pianista Gustavo Carvalho (piano); o duo com a violoncelista Elise Pittenger e o percussionista Fernando Rocha; assim como o duo violino-viola, com Jovana Triponovic (violino) e João Carlos Ferreira (viola).

Mesa-redonda

Com a mediação do professor Rafael Macedo, o violinista Götz Hartmann (Alemanha), o violista João Carlos Ferreira (Brasil), o violoncelista Marcio Carneiro (Suíça) e a pianista Mirta Herrera (Itália) debaterão a importância da música de câmara na formação profissional do músico.

Territórios de invenção

Música Contemporânea

Série de podcasts dedicada a pensar a música, as artes sonoras e suas relações com o contemporâneo, a partir do trabalho cotidiano de artistas do Brasil. O programa é uma extensão, ou ressonância, do Territórios de Invenção - Residências Musicais, realizado pela Fundação de Educação Artística (Belo Horizonte/MG) em convênio com a Secretaria de Estado de Cultura de Minas Gerais. Destinado à formação e à criação musical na contemporaneidade, o projeto teve como objetivo atualizar e partilhar a experimentação na música, e em seu ensino, no interior de Minas Gerais, além de contribuir para difundir alguns conhecimentos e fazeres musicais produzidos na atualidade. Abarcando diferentes gêneros, categorias e formas de fazer música, Territórios de Invenção busca expandir a dimensão criativa e formativa do programa Música Minas, tendo como foco o processo artístico colaborativo.

Entrevistas, produção e edição dos podcasts:
Lúcia Campos, Marcelo Chiaretti e Patrícia Bizzotto

Coleções

Câmara }entre{ câmeras

Territórios de invenção

Sergio Magnani

Rufo Herrera

Rufo Herrera (Argentina, 1963) vive no Brasil desde 1963 e participa ativamente Fundação de Educação Artística. Aqui, teve atuação decisiva na criação de um movimento latino-americano de compositores e intérpretes a na transmissão de um pensamento sobre arte, cultura e educação que preconiza a liberdade, a diversidade e a renovação. Criador do Grupo Oficcina Multimédia e do Quinteto Tempos, membro fundador e compositor residente da Orquestra Ouro Preto, a trajetória musical de Rufo como intérprete, arranjador e compositor (com diversas premiações e um catálogo com mais de 200 obras) transita entre a música de concerto para câmara e orquestra, a música popular latino-americana, o teatro e a ópera contemporânea.

Eladio Pérez-González

Eladio Pérez-González Assunção, 1926 – Rio de Janeiro, 2020), movido por sua paixão pela música, aos quinze anos começou a cantar no coro do Ateneo Paraguaio. Veio em 1947 para São Paulo, onde desenvolveu seus estudos musicais, constituiu família e iniciou as atividades profissionais de cantor. Aperfeiçoou-se nos Estados Unidos, na Alemanha e na França, países nos quais também adquiriu sólida formação teatral. Militante da causa da música brasileira e latino-americana, protagonizou uma longa história de atuações com orquestras e grupos de câmara, performances em óperas e outras obras cênicas brasileiras, além de ter formado, com Berenice Menegale um duo que durou mais de 50 anos.