Pular para o conteúdo

A FEA se dedica diariamente à memória da

    A FEA se dedica diariamente à memória da cultura de Minas Gerais. Sob nossa guarda, consta uma série de importantes documentos associados à cultura e à música do estado de Minas Gerais.

    Uma das nossas realizações nesta área é a disponibilização pública do Acervo Sergio Magnani, destinado à tutela dos documentos pertencentes ao músico italiano radicado em Belo Horizonte desde o fim da década de 1950.

    Graças ao patrocínio do Fundo Estadual de Cultura de Minas Gerais, ocorrido em meados de 2021, conseguimos disponibilizar toda a documentação do músico de forma on-line de acordo com as normas do Conselho Internacional de Arquivos (ICA, sigla em inglês).

    Sergio Magnani exerceu uma influência decisiva no desenvolvimento da música no estado. Quando chegou à capital, o músico rapidamente se inseriu no círculo artístico da cidade, criando vínculos profissionais e afetivos com diversos nomes da música mineira da época.

    Ele está entre músicos que colaboraram nos primórdios da FEA, atuando sempre com espírito colaborativo e inovador, próprio da sua personalidade. Nas palavras de Berenice Menegale, Sergio Magnani foi “a personalidade mais proeminente de Minas Gerais”.

    Seu acervo está dividido em algumas séries, como documentos pessoais, homenagens recebidas, atividades profissionais, produção intelectual, acervo pessoal e exéquias.

    Para acessar a plataforma, basta entrar no nosso linktree disponível na bio

    #acervosergiomagnani #fea #músicamineira

    ver no instagram