Na última segunda-feira, dia 17, Antonio Olimpio deu sequência a sua oficina “Passeios Sonoros aos Órgãos Da Cidade: uma abordagem histórica, técnica e de repertório”.
Foi a vez de visitar a Basílica Nossa Senhora de Lourdes, datada do ano de 1923, construída predominantemente em estilo neogótico, localizada na Rua da Bahia, bem próxima da Praça da Liberdade.
O órgão da igreja é assinado por G. Tamburini, mesmo construtor responsável pela peça do Teatro Municipal de São Paulo. O console, mesa de comando na qual encontram-se todos os dispositivos manipuláveis do instrumento, foi explorado pelos alunos ao longo das duas horas de imersão. A sonoridade do instrumento, composto de tubos, teclas, pedais, sistemas de ventilação e registros, chamou bastante a atenção, tanto pela sua complexidade, quanto pela sonoridade reverberativa no templo.
Este encontro faz parte do programa de ensino “Oficenas: Perspectivas Plurais, Mundos Sonoros em Cena”. Além deste módulo voltado ao órgão, estão sendo ofertadas as oficinas “Escrita e Criação no Choro”, ministrado por Marcelo Chiaretti e “Processo de Criação em Música: Espirais entre escutas & práticas”, com Rafael Macedo.
Fique atento a nossa extensa programação, com cursos, oficinas, concertos e pratique a vida com música na FEA (-;