Pular para o conteúdo

Depois de duas edições realizadas em João Pessoa (PB), o Festival Plurisons desembarca em Belo Horizonte, numa realização entre a Associação Plurisons e a Fundação de Educação Artística. É um festival internacional de música dedicado à criação musical e as novas práticas no campo da música de concerto. O evento tem o objetivo de oferecer um espaço de difusão, ensino e reflexão acerca das novas práticas no campo da criação de música contemporânea, através de diálogos e processos de criação conjunta entre intérpretes, compositores e pesquisadores de diferentes países. A proposta é oferecer um panorama da produção contemporânea, permitindo a descobertas de novas obras e das mais recentes propostas no campo da criação musical. A programação de 2024 inclui concertos, atividades pedagógicas e palestras, visando atingir um público amplo de jovens profissionais, artistas ligados ao campo sonoro e público em geral.

Um dos focos principais é permitir a integração de jovens intérpretes e compositores com convidados em torno da criação musical. Além das oficinas, o destaque da programação é a série de concertos com convidados nacionais e internacionais, oferecendo um panorama vasto da criação musical contemporânea, incluindo novos repertórios e novas práticas. Com a programação inteiramente gratuita, este ano o evento é uma realização da Associação Plurisons e da Fundação de Educação Artística e da FLAMA, com o apoio do Conservatório UFMG, Arizona State University, University of Texas at Austin, Programa Ibermúsicas, Instituto de Artes - UNESP, Rádio Inconfidência, Empresa Mineira de Comunicação e do Ministério da Cultura da Espanha.

Programação

CONCERTO I
ABERTURA

16 de julho — 20h

Sala Sergio Magnani - Fundação de Educação Artística

Obras de Jorge Elizondro, Januibe Tejera, Levy Oliveira e Paulo Rios Filho e Silvio Ferraz. Intérpretes: Ensemble Plurisons (Brasil) e Ensemble Vertixe Sonora (Espanha) Regência: Januibe Tejera.

CONCERTO II
ESTREIAS 1
eletroacústica

17 de julho — 20h

Conservatório UFMG

Obras de Vinicius Baldaia, Tassio Caetano, Pedro Pascoali, Ivan Simurra, Flávio Monteiro, Gustavo Arima e Felipe de Almeida Ribeiro. Coordenação: Felipe de Almeida Ribeiro.

CONCERTO III
ESTREIAS 2
ensembles

19 de julho — 20h

Sala Sergio Magnani - Fundação de Educação Artística

Obras de Danniel Ribeiro, Tales Botechia, Nayara Tamarozi, Fernanda Navarro, Gabriel Araújo e Homero Augusto. Intérpretes: Ensemble Plurisons (Brasil) e Ensemble Vertixe Sonora (Espanha). Regência: Januibe Tejera.

CONCERTO IV
NOVOS INTÉRPRETES 1

20 de julho — 11h

Conservatório UFMG

Obras de Pierre Jodlowski, George Crumb, Felipe de Almeida Ribeiro, Rogério Vasconcelos e Kajia Saariaho. Intérpretes: Alunos participantes da Oficina de Interpretação de Repertório Contemporâneo.

CONCERTO V
ESTREIAS 3 + IMPROVISAÇÃO

20h de julho — 20h

Sala Sergio Magnani - Fundação de Educação Artística

Obras de Arthur Versiani, Felipe de Almeida Ribeiro, Pedro Gabriel Lima, Rogério Vasconcelos e criação coletiva do grupo de improvisação. Intérpretes: Rémy Reber (França), Nuno Marques (Espanha), Flávio Gabriel, Alexandre Zamith (Brasil) e alunos participantes da Oficina de Improvisação. Coordenação: Fernando Rocha e Alexandre Zamith.

CONCERTO VI
NOVOS INTÉRPRETES 2

21 de julho — 11h

Sala Sergio Magnani - Fundação de Educação Artística

Obras de Fernanda Navarro, Roberto Victório, Lucas Manassés, Gabi Yaya e Claire-Melanie Sinnhuber. Intérpretes: Alef Caetano, Batista Jr., Davi Gazzaniga, Khesner Oliveira, Leonardo de Lima, Lorraine de Oliveira, Lucas Diniz, Lucas Manassés, Mateus Santos, Mateus Mendes, Verônica Joaquim, Vinicius Oliveira e Rafael Godoi (regente) + Alunos participantes da Oficina de Interpretação de Repertório Contemporâneo.

CONCERTO VII
ENCERRAMENTO
(confluências)

21 de julho — 19h

Sala Sergio Magnani - Fundação de Educação Artística

Obras de Rogério Vasconcelos, Vinicius Baldaia, Caio Csizmar, Fernanda Navarro, Januibe Tejera. Intérpretes: Ensemble Plurisons (Brasil), Ensemble Vertixe Sonora (Espanha) e convidados. Regência: Januibe Tejera.

artistas

Ensemble
Plurisons

BRASIL

Alexandre Zamith, piano
Batista Jr., clarinete
Danilo Mezzadri, flauta
Elise Pittenger, violoncelo
Fernando Rocha, percussão
Gabriel Araújo, eletrônica
Januibe Tejera, compositor e regente
Mariana Salles, violino

O Ensemble Plurisons é um grupo interestadual que reúne alguns dos melhores intérpretes dedicados a novos repertórios e práticas da música de concerto no Brasil. O grupo nasceu em 2022 e se firmou como um projeto de colaboração entre compositores e intérpretes, sendo um grupo onde esfregar, soprar, riscar, assoviar, cantar, se misturam e cada instrumento quer ser redescoberto sobre um novo olhar. O repertório do grupo busca encontrar espaços em que a experiência auditiva possa ser renovada e nossa percepção possa ser alterada. Seus concertos oferecem estreias de compositores brasileiros ou primeiras apresentações no Brasil de compositores estrangeiros, ao lado de clássicos dos séculos XX e XXI. O foco é proporcionar um novo olhar sobre o ato de ouvir, convidando todos a revisitar este sentido e usá-lo como porta de entrada para redescobrir o mundo que nos cerca, esse mundo onde todo som pode ser música. O Ensemble Plurisons é formado por Alexandre Zamith, piano; Batista Jr., clarinete; Danilo Mezzadri, flauta; Elise Pittenger, violoncelo; Fernando Rocha, percussão; Gabriel Araújo, eletrônica; Januibe Tejera, compositor e regente; e Mariana Salles, violino.

Vertixe
Sonora

ESPANHA

Alonso Noriega, viola
Diego Ventoso, percussão
Maria Mogas, acordeon
Nuno Pinto, guitarra
Pablo Coelho, saxofone

Desde sua fundação em 2011, em Santiago de Compostela, o Vertixe Sonora realizou concertos e realizou 313 estreias de 244 compositores de 49 países. O grupo, com diferentes formações, tem mais de uma década de produções próprias e concertos em diferentes festivais na Espanha. Seu reconhecimento internacional permitiu-lhe atuar em palcos na Alemanha, Áustria, Estados Unidos, França, Hong Kong, Itália, México, Portugal, Suécia, Suíça e África do Sul. Vencedor do Prémio Martín Codax de Música Clássica Contemporânea 2016, sua obra foi reunida nos documentários Sonutopias (campUSCulturae da Universidade de Santiago de Compostela, 2014), Correspondencias Sonoras (Manuel de él Río, 2013) e La Lira del Desert (Manuel de él Río, 2020) este último em comemoração ao 60º aniversário de nascimento do compositor Enrique X. Macías. Além do CD com as obras finalistas do XXVI Prêmio Jovens Compositores da Fundação SGAE-CNDM, gravou para a WERGO o ciclo Die Wanderung, do compositor Lula Romero, e para o selo NEOS A Dimensão do Frágil, uma monografia sobre o compositor Víctor Ibarra e Espaços Periféricos, monografia do compositor Camilo Méndez. Desde 2021 é membro, da seção espanhola, da International Music Society Contemporâneo (ISCM). Agora no Plurisons – Festival Internacional de Criação Musical, o grupo fará suas primeiras apresentações no Brasil, com a formação de cinco integrantes. Site: www.vertixesonora.gal

Felipe de Almeida Ribeiro,
compositor (Brasil)

Felipe de Almeida Ribeiro é doutor em Composição Musical pela State University of New York at Buffalo (EUA), mestre na University of Victoria (Canadá) e pós-doutor na Hochschule für Musik, Theater und Medien Hannover (Alemanha). Sua música tem sido executada e premiada em festivais e salas de concerto nos Estados Unidos, Canadá, Alemanha, Espanha, Hungria, Brasil, Inglaterra, México, Argentina, e interpretada por artista de diversos países. Atualmente, é professor associado na Escola de Música e Belas Artes do Paraná (UEPN), lecionando composição, teoria, acústica e tecnologia musical. É líder do Grupo de Pesquisa Núcleo Música Nova, coordenador do LaMuSA (Laboratório de música, sonologia e áudio da Embap), editor da Revista Vórtex e coordenador geral do Simpósio Internacional de Música Nova (SiMN).

Fernanda Navarro,
compositora (Brasil)

Fernanda Aoki Navarro é compositora, trabalha com música acústica e eletroacústica, desenvolve instalações intermídia e projetos interdisciplinares. Fernanda fez bacharelado em composição musical na Universidade de São Paulo, mestrado na University of California Santa Cruz, doutorado na University of California San Diego e desenvolveu sua pesquisa de pós-doutorado no Radcliffe Institute for Advanced Study, na Universidade de Harvard. Fernanda mora em Phoenix, onde trabalha como professora de composição e teoria musical na Arizona State University.

Flávio Gabriel,
trompete (Brasil)

Flávio Gabriel iniciou seus estudos aos 11 anos na Banda Lyra de Mauá́ (SP) e estudou na UNIRIO. Doutor em música pela UNESP, é professor de trompete da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN). Foi premiado no Concurso Internacional de Música Primavera de Praga em 2010, inédito na história do trompete no Brasil. Participou nas gravações dos DVDs Legacy e Messa da Réquiem de Verdi. Atuou na Venezuela e, no Brasil, foi o principal trompetista da Orquestra Sinfônica de Porto Alegre (2004-2009) e integrou o naipe de trompetes da OSESP (2009-2015). Como solista tem se dedicado à estreia de obras de compositores nacionais compostas especialmente para ele, além de estreias nacionais de compositores estrangeiros. Atua como professor e é o criador do portal de ensino de trompete, Trompete Online e idealizador e coordenador geral do Festival Internacional de Música em Casa (FIMUCA).

Rémy Reber,
guitarra e violão (França)

Apaixonado pela música contemporânea e pelo teatro, o violonista francês Rémy Reber explora a música contemporânea e a música popular com o mesmo ecletismo, na Europa e no Brasil. É sobretudo através de espetáculos musicais e da performance multidisciplinar que ele cristaliza a sua pesquisa em torno do som, do gesto, do corpo e da forma musical, tanto na guitarra clássica como na guitarra elétrica, atuando como intérprete e/ou improvisador. Rémy formou-se no Conservatoire Supérieur de Paris com Roland Dyens, e colabora com muitos grupos coletivos, além de se apresentar em programações da Europa e do Brasil. Atualmente, ensina violão clássico no conservatório Kremlin-Bicêtre, perto de Paris, e apresenta Toi & Moi 10 Fingers (Cie. Eclats), espetáculo musical contemporâneo para público jovem.

Rogério Vasconcelos,
compositor (Brasil)

Rogério Vasconcelos Barbosa graduou-se em Composição pela Escola de Música da UFMG, em Belo Horizonte. Completou o doutorado em Composição no Instituto de Artes da UFRGS, em Porto Alegre. Entre seus professores estão H. J. Koellreutter, Dante Grela, Oiliam Lana e Antônio Carlos Borges Cunha. Apresentou composições em diversos eventos de projeção nacional e internacional, em Belo Horizonte (MG), Rio de Janeiro (RJ), Porto Alegre (RS), Rosário (Argentina), Valdivia (Chile) e Aveiro (Portugal). É professor da Escola de Música da UFMG desde 1997, onde se dedica a disciplinas relacionadas à composição e análise. Em 2010, iniciou as atividades de orientação no Mestrado em Música (UFMG), no qual atua na linha de pesquisa Processos Analíticos e Criativos.

Lúcia Campos,
etnomusicóloga (Brasil)

Lúcia Campos é pesquisadora, professora e percussionista. Mestre em Antropologia e Doutora em Música, História e Sociedade pela Escola de Altos Estudos em Ciências Sociais (EHESS – Paris). É professora da Escola de Música e do Programa de Pós-Graduação em Artes da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG). Como colaboradora da Fundação de Educação Artística, idealizou e coordenou os projetos Residências Musicais – Territórios de Invenção e Oficenas. Atua na interlocução entre as áreas de Música, Antropologia e Educação, dedicando-se a escrever, realizar e orientar pesquisas que vão desde estudos etnográficos de práticas sonoras a investigações críticas sobre escutas, territórios e gostos musicais.

Rafael Pimenta,
educador e compositor (Brasil)

Rafael Pimenta é professor, compositor e multi-instrumentista. Formado em composição na UFMG, possui mestrado em artes pela PPG-Artes-UEMG. É professor da Fundação de Educação Artística onde atualmente desenvolve trabalho de criação com jovens instrumentistas do Curso de Formação Musical e Instrumental da FEA. Também possui trabalhos musicais no campo da canção e da música instrumental brasileira. Atualmente desenvolve pesquisa sobre as canções ambundo e ovimbundo e suas conexões com os vissungos de São João da Chapada.

Guilherme Paoliello,
compositor (Brasil)

Guilherme Paoliello é graduado em composição e doutorado em Educação. Realizou estágio pós-doutoral na Universidade Nova de Lisboa e residência pós-doutoral na Universidade Federal de Minas Gerais. Tem como principais áreas de interesse as relações entre arte contemporânea e ensino de música, no âmbito da formação de professores e também a música contemporânea latino-americana. É professor do curso de música da Universidade Federal de Ouro Preto (UFOP). Colaborador da FEA, foi professor da instituição durante muitos anos e, atualmente, é pesquisador do acervo do Centro de Música e Memória da FEA.

Marcelo Chiaretti,
músico e educador (Brasil)

Marcelo Chiaretti é professor, flautista, compositor e coordenador de ensino e formação da Fundação de Educação Artística. Formado em composição na UFMG, possui mestrado em musicologia (criação, música e sociedade) na Universidade Paris 8 e, atualmente, desenvolve pesquisa de doutorado sobre escuta, criação e processos de ensino e aprendizagem de música no Programa de Pós-Graduação da EMU/ UFMG na área de Educação Musical. Tem especial interesse pelo trabalho de criação e práticas musicais coletivas, associado à pesquisa e à educação musical.

Gabriel Araújo,
músico (Brasil)

Gabriel Araújo é compositor e intérprete eletracústico. Estudou composição com Paulo Guicheney na Universidade Federal de Goiás, e obteve seu mestrado pelo CNSMD de Lyon, onde estudou com Michele Tadini e frequentou as classes de Martin Matalon e François Roux. Atualmente, é doutorando pela Universidade do Texas, em Austin, sob a orientação de Januibe Tejera. Sua música foi tocada por conjuntos como Hanatsu Miroir, Line Upon Line, Atelier XX-21, e Orquestra da Ópera Nacional de Lyon, em festivais como SEAMUS (US), Ars Electronica Forum Wallis (SUI), Lontano (BR), Plurisons (BR), Empreintes (FR), CNMAT (US). Recebeu o prêmio Funarte de composição na Bienal de Música Brasileira Contemporânea, a Rainwater Innovation Grant, e foi finalista no Prix CIME/ICEM.

atividades
pedagógicas

Público-alvo: Jovens compositores em início de carreira, selecionados sobre portfólio

Descrição da atividade: os selecionados deverão compor uma obra para um dos grupos do festival. As obras serão ensaiadas ao longo do evento, estreadas em concerto e gravadas para fim documental.

Público-alvo: Jovens compositores em início de carreira, selecionados sobre portfólio

Descrição da atividade: Os selecionados deverão compor uma obra para o dispositivo eletroacústico do festival. As obras serão ensaiadas ao longo do evento, estreadas em concerto e gravadas para fim documental.

Público-alvo: Jovens intérpretes selecionados sobre portfólio com obras contemporâneas

Descrição da atividade: Os selecionados deverão tocar ao menos duas obras ao longo do evento, uma de música de câmara com um professor do evento, e outra seja solo, seja com as formações de grupos maiores do festival. As obras serão ensaiadas ao longo do evento sob supervisão dos professores de interpretação, estreadas em concerto e gravadas para fim documental.

Público-alvo: Jovens músicos interessados pelo processo de improvisação livre e trabalhos colaborativos de criação.

Descrição da atividade: Os selecionados deverão criar 30 minutos de música em um processo colaborativo ao longo do festival.

Público-alvo: estudantes e profissionais das áreas de música, comunicação, jornalismo, letras, artes e antropologia.

Descrição da atividade: Desenvolver escritas ensaísticas, etnográficas, críticas e/ou poéticas a partir das escutas dos concertos da programação do Festival Plurisons 2024. O ateliê compreenderá a escrita, leitura e discussão de textos, a participação nos concertos, além do acompanhamento dos processos de preparação e atividades pedagógicas, ao longo do festival, e uma publicação on-line logo após sua realização.

Público-alvo: estudantes de qualquer instrumento e instrumentistas de todos os níveis em geral. Não é necessário ter experiência prévia neste campo de atuação musical.

Descrição da atividade: O objetivo desta oficina é proporcionar uma introdução às práticas instrumentais associadas à experimentação e à criação sonora, para uma ampliação da escuta e da imaginação musical. Para isso, propõe-se uma imersão de três dias nos processos de fazer e criar música coletivamente estabelecendo contato com propostas artísticas e pedagógicas desenvolvidas na FEA. As/os instrumentistas irão participar da construção de uma apresentação de caráter experimental.

Público-alvo: Abertas ao público em geral

Descrição da atividade: cada conferência deverá abordar um tópico, são eles:

  • A obra musical de Fernanda Navarro
  • A obra musical de Felipe de Almeida Ribeiro
  • A obra musical de Rogério Vasconcelos
  • Mesa redonda – Profissão compositor (com todos os compositores do Festival)
  • Curadoria Musical - com Fernanda Navarro

Locais
dos concertos

Fundação de Educação Artística
Sala Sergio Magnani (Rua Gonçalves Dias, 320, Funcionários, BH)
www.feabh.org.br

Conservatório de Música da UFMG
Av. Afonso Pena, 1.534, Centro, BH
www.ufmg.br/conservatorio

EQUIPE DO FESTIVAL:
Direção artística: Januibe Tejera
Produção: Guilardo Veloso, Francisco Cesar, Luiz Castro e Gabriel Araújo
Coordenação pedagógica: Fernando Rocha e Marcelo Chiaretti
Comitê artístico: Ensemble Plurisons
Equipe Administrativa FEA: Charlen Costa, Fátima Viana e Tamires Miranda
Comunicação: Pablo Pires Fernandes e Felipe Chimicatti