Pular para o conteúdo

Hoje na série “Memórias FEA” um recorte da nossa história pelas

    Hoje na série “Memórias FEA” um recorte da nossa história pelas lembranças da Alaíde Lisboa, diretora do Colégio de Aplicação e da Lúcia Fulgêncio, ex-aluna do colégio, que mostra que a Função de Educação Artística desde o seu início esteve na vanguarda do ensino de música.

    São 60 anos de compromisso
    com a música e a transformação social!

    Você tem alguma história ou lembrança para compartilhar com a gente?

    Mande uma mensagem para o nosso direct ou WhatsApp, ficaremos felizes em ter acesso a estes registros.

    #FEA60anos #musica #ensinodemúsica

    #paratodosverem na primeira imagem está Alaíde Barbosa, uma senhora de cabelos médios brancos, ela usa uma bata escura estampada, brincos e colar de pérolas, abaixo dela em fundo em gradiente entre rosa e roxo, se repetem os dizeres “memórias FEA”. Na segunda página está escrito Em 1963, inspirada por experiências de integração das artes no ensino formal e animada pela disposição do Conselho Federal de Educação em aceitar e apoiar toda espécie de escolas experimentais, a Fundação de Educação Artística propôs à diretora do Colégio de Aplicação, Alaíde Lisboa, colocar em prática uma nova forma de educação musical.
    A educadora recebeu a ideia com entusiasmo e foi criado então o Ginásio Musical, projeto no qual se buscou aliar o ensino da música às outras disciplinas escolares. Com um grupo de 25 jovens por ano, o projeto durou de 1963 a 1967 e formou quatro turmas compostas por alunos selecionados unicamente com base em seu interesse e desejo de aprender música. Os resultados foram surpreendentes. Na terceira imagem está escrito "UMA DAS FUNÇÕES DA EDUCAÇÃO É ABRIR JANELAS PARA AS CRIANÇAS E JOVENS, AMPLIAR AS VISÕES DE MUNDO. ENTÃO, A FUNDAÇÃO DE EDUCAÇAO ARTISTICA PREENCHEU ESSA LACUNA EM RELAÇÃO ÀS ARTES E À CULTURA COM UMA VISÃO HUMANISTA E PROFISSIONALIZANTE.
    VÁRIOS ALUNOS DESSAS TURMAS NO COLÉGIO DE APLICAÇÃO SE TORNARAM PROFISSIONAIS NA ÁREA DE MÚSICA, MAS TODOS SE ENRIQUECERAM CULTURALMENTE COM ESSA EXPERIÊNCIA."
    Lúcia Fulgêncio Ex-aluna do Colégio de Aplicação, professora de Letras e voluntária da FEA. Na página seguinte o selo dos 60 anos da Fundação e na última as marcas dos patrocinadores e realizadores.

    ver no instagram